A dislipidemia é o aumento das concentrações no sangue de colesterol e triglicerídeos, ambos elevados na corrente sanguínea caracterizam um quadro de dislipidemia. Os níveis de colesterol não pode ultrapassar de 200 mg/dl e de triglicerídeo 150 mg/dl.
O aumento de triglicerídeo e colesterol no plasma está relacionado com doença coronariana, aterosclerose (placas de gordura na corrente sanguínea), esteatose hepática (fígado gorduroso), obesidade e várias outras intercorrências.
Por esses e outros motivos faz necessário cuidar através da alimentação, promovendo assim uma qualidade de vida mais saudável. Alguns alimentos são grandes aliados para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol: aveia e farelo de aveia, feijões, vegetais crus, frutas frescas especialmente com casca e bagaço. Pois são alimentos fonte de fibras solúveis e insolúveis, impedindo assim a absorção da total gordura ingerida dos alimentos. Podemos encontrar colesterol em alimentos de origem animal, toucinho, gordura da carne, gordura do leite e outros. Por isso evitar esses alimentos é a melhor forma de combater a elevação de colesterol no sangue, uma vez que o organismo já produz em média 70% do colesterol de forma endógena.
Alimentos que ajudam a reduzir o triglicerídeo: arroz, pão, biscoitos integrais, vegetais folhosos, semente de linhaça e outros. Pois o triglicerídeo e derivado de carboidratos simples em excesso, que não são utilizados pelo organismo como fonte de energia imediata mais é guardado como fonte de energia na forma de triglicerídeo. Por isso a importância de fracionar as refeições de 5 a 6 vezes por dia, evitando o consumo excessivo de carboidratos simples como pão, macarrão, arroz, biscoitos, batata, inhame dentre outros. Criando assim hábitos alimentares saudáveis.


Muito bom mesmo, se tornando esclarecedor.
ResponderExcluirVi que vc tem especialidade em nutrição esportiva.
ResponderExcluirÉ que estou um pouco acima do peso e gostaria de perder uns quilinhos.Já reduzi nas calorias, como de 3 em 3 horas e estou pensando em entrar em uma academia depois do trabalho, ou seja a noite.Então gostaria de saber de vc como devo me alimentar antes
da atividade física e o que comer depois da atividade física a fim de me ajudar a perder esses quilinhos?Estou pensando em malhar das 20:00hs as 22:00hs.Terça e quinta jump e nos outros dias esteira, bicicleta e um pouco de musculação.
Me ajuda por favor!!
Como vc está acima do peso primeiro passo já começou, fracionando as refeições de 3 em 3 horas, isso irá diminuir seu apetite até a próxima refeição, O exercicio físico é um grande aliado quando a alimentação é adequada também. Os alimentos indicados antes do treino seriam aqueles de baixo índice glicemico ( carboidratos, ou seja, pão integral, uma fruta dentre vários alimentos os quais não posso citar aqui, pois estaria prescrevendo uma dieta sem saber suas particularidades nutricionais. Esses alimentos vão manter a glicemia durante o treino, com isso é usado também as gorduras (lipideos) como fonte de energia durante o treino, levando a oxidação das gorduras respectivamente perda de gordura. Outra coisa importante seria consumir alimentos de alto indice glicemico após o treino para manter a glicemia e recuperar as reservas de "energia" que foram gastas durante o treino, que seria o glicogenio hepatico e muscular. A proteína após o treino é importante também, uma vez que irá recuperar o desgaste que o musculo sofreu, uma vez que vc irá fazer musculação também. Outra coisa seria o consumo após treino de alimentos que tenham antioxidantes para combater os radicais livres que são produzidos durante o stress, no caso exercícios aeróbios e anaeróbios. Como nutricionista lhe recomendo procurar um nutricionista de preferencia na area esportiva para que possa passar por uma avaliação, pois cada pessoa tem suas particularidades como já mencionei antes. Mais não se esqueça de se alimentar antes do treino meia hora antes até uma hora. Fazer treino em jejum para perda de peso não vai lhe trazer benefícios algum, nem a literatura comprova isso. Espero que tenha sanado suas dúvidas. Grato Pablyo Almeida.
Excluir