quarta-feira, 14 de março de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

“O valor da alimentação saudável”


                Quando orientamos um paciente a fazer algumas substituições em seu cardápio, aumento assim seu valor nutricional em benefício à saúde, muitos dizem assim: “mais isto vai me sair muito caro”, por esse motivo acho oportuno postar essa pesquisa, demonstrando que pequenas substituições no cardápio por alimentos mais saudáveis e funcionais pode sim ser barato. Em anexo disponho a vocês um estudo comparando dois cardápios e os valores encontrados. Essa pesquisa foi realizada pelos nutricionistas: Pablyo Almeida, Patrícia Soares, Stephany Magalhães, Rosângela Souza e Thaís Karine.
                Com base em um cardápio de 2.000 Kcal/dia, foi feito algumas substituições como: margarina normal pela light, leite integral pelo desnatado, arroz branco pelo parboilizado, pão francês pelo integral. Nos resultados encontramos um valor mais em conta no cardápio integral e um maior valor nas fibras.
                Isso tudo demonstra um cardápio com mais fibras, otimizando assim o funcionamento intestinal, aumento da saciedade, diminuição de gordura saturada devido o leite desnatado e a margarina light como também ação das fibras, dentre suas várias funções no organismo. Evitando assim aumento do colesterol. Melhor tipo de carboidrato em comparação ao arroz branco e pão francês.
                Concluindo, uma alimentação saudável nem sempre o preço é alto, pequenas substituições é o primeiro passo, e tudo isso leva a hábitos os quais vão sendo inseridos aos poucos em benefício a sua saúde.

Cardápio Modificado 2.000 kcal/dia

DESJEJUM
COLAÇÃO
ALMOÇO
LANCHE
JANTAR
CEIA
Pão integral, margarina light, café, leite desnatado e fruta.
Fruta
Arroz parboilizado, feijão, salada, verdura, carne e azeite.
Cuscuz, leite desnatado e fruta.
Arroz parboilizado, feijão, salada, verdura, frango e azeite.
Biscoito água e sal e chá.

Resultados: R$: 9,71, Fibras:38,7g.

Cardápio Normal 2.000 Kcal/dia

DESJEJUM
COLAÇÃO
ALMOÇO
LANCHE
JANTAR
CEIA
Pão francês, margarina, café, leite integral e fruta.
Fruta
Arroz branco, feijão, salada, verdura, carne e azeite.
Cuscuz, leite integral e fruta.
Arroz branco, feijão, salada, verdura, frango e azeite.
Biscoito água e sal e chá.

Resultados: R$: 10,15, Fibras: 30,6g.
Pesquisa realizada em um Supermercado do DF no dia 17/11/2011. Os demais dados como composição nutricional e porções não foram disponibilizados.

5 comentários:

  1. Olá bom dia!!Estou adorando seu blog!!E gostaria de uma informação se vc puder esclarecer é claro!!Eu li em algum lugar sobre a proteína c reativa, que é um medidor de inflamação.Fiquei preocupada pois estou fazendo um check up, pois ando sentindo uma dor no peito.E á única coisa que deu alterada nos exames foi essa proteína, que segundo li o normal é até 1 mg/l. A minha deu 5,5 mg/l.Fiquei preocupada pois o médico não me disse nada, já que os outros valores estão normais.Fiz um monte de exames(tgo, tgp,ggt,glicemia,curva glicemica,ácido úrico, bilirrubinas direta e indireta, sódio, potássio,lipidograma,t4 e t3,hemoglobina glicada,creatinina,cpk,desidrogenase láctica,dímero d,hemograma completo, ecocardiograma,eletrocardiograma,dopper,mapa,esteira,raio x do torax), todos deram valores normais.Por isso estou preocupada.Vc pode esclarecer alguma coisa sobre o assunto?Já me falaram que pode está relacionada com a alimentação é verdade??Eu agradeço a atenção e aguardo um retorno!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente os níveis de Proteína C reativa está alta. Estudos científicos e a literatura mostra uma relação do seu aumento com problemas cardiovasculares (infarto do miocárdio), como resposta inflamatória a ferimentos e traumatismos, câncer, infecções bacterianas, com obesidade, e também devido o estresse oxidativo observado em pacientes com HIV. Porém como vc está sentindo dor no peito seria bom cuidar! E interessante pois, com relato de dor no peito sujestivo de problemas cardiovasculares deveria está relacionado com aumento dos niveis de triglicerideo e colesterol, como vc me relata que deu tudo dentro da normalidade seria bom verificar as outras causas que relacionei acima. Mais no geral, como a proteína C reativa é um indicativo de inflamação seria bom vc consumir alimentos que combatem a inflamação, alimentos que contenham substancias antiinflamatoria, como o peixe (omega 3): cavala, salmão, atum, truta, sardinha. Outros alimentos como azeite extra-virgem, cereais integrais (arroz, pão, biscoito), alimentos antioxidantes (vitamina A, C, E, B6, B12. Selênio, zinco): folhosos verdes escuro, castanhas, frutas citricas, cenoura etc. Todos esses alimentos irão ajudar na melhora a resposta inflamatória UMA VEZ QUE VC ME RELATOU DOR NO PEITO! NUTRIENTES QUE IRÃO AJUDAR TBM NO SISTEMA CARDIOVASCULAR! Seria interessante vc mapear todas as possíveis relação do aumento da proteína C reativa, pois cada uma tem intervenção nutricional específica.

      Excluir
    2. Seria bom também vc evitar consumo de gordura saturada: gordura da carne, pele de frango, gordura do leite, toucinho e etc. Dê preferência a carnes magras, preparações sem frituras, evitar alimentos industrializados que contenham em sua composição gordura trans. Pois esse tipo de gordura saturada induz a inflamação.

      Excluir
  2. Muito obrigada!!Parabéns mais uma vez.Mas agora fiquei mais preocupada ainda!!Câncer, HIV??Como assim??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua preocupação, porém não posso me adentrar muito no assunto que foge da minha formação. Contudo, todos os profissionais da area da saude seja médico, nutricionistas e outros, os quais devem fazer interpretação de exames bioquimicos, estudaram e sabem que a Proteína C reativa aumentada é um indicativo de inflamação. Essa inflamação teve uma origem, ai onde cabe ao profissinal mapear e buscar as possíveis origens. Em relação ao câncer e HIV, realmente essa proteína aumenta devido o metabolismo diante das consequencias da patologia (relação descrita e comprovada em livros e estudos cientificos). Não se preocupe, busque um médico que possa rastrear e descobrir a origem que levou ao aumento dessa proteína. Mais o importante é combater como sabemos, com alimentos que irá minimizar a inflamação. Diminuindo a inflamação, consequentemente seu indicador vai caindo e voltando aos níveis de normalidade. Seria bom você procurar também um nutricionista para uma avaliação e uma dieta para tratar a inflamação, as vezes o seu caso se resolva com uma alimentação adequada de acordo com suas necessidades nutricionais. Desde já agradeço por está sempre acompanhando minhas postagens e espero que tenha te orientado, não assustado! Porém tinha que falar as possíveis causas que se relacionam com o aumento da proteína C reativa.

      Excluir