quarta-feira, 7 de setembro de 2016

COMO HIGIENIZAR CORRETAMENTE FRUTAS E VEGETAIS

O processo de higienização constitui-se de duas etapas bastante importante, primeiramente a limpeza, onde ocorre a retirada de toda sujidade visível, feita através da seleção e descarte da parte indesejada. Como exemplo, Observa-se esse processo na seleção de folhas de alface, onde é jogada fora toda parte com características ruins.
Outro momento é a sanitização, etapa após a limpeza onde determina a “limpeza” por completo, ou seja, higienização do alimento, estando limpo e seguro ao consumo humano. Sendo assim limpeza + sanitização = higienização, etapas necessárias que garantem uma qualidade dos produtos a serem consumidos, evitando assim, quaisquer agentes nocivos a saúde do homem.

A higienização dos vegetais e frutas começam na seleção, etapa que configura uma primeira seleção do alimento, onde se escolhe quais os alimentos melhores para o consumo, em seguida pela retirada das partes danificadas ou podres, impróprias ao consumo, momento em que a lavagem também é parte fundamental no primeiro momento da higienização, em seguida, deve imergir o alimento em uma solução clorada, que promove a morte dos microorganismos presentes nos alimentos e que não são visíveis a olho nu.
Muitos produtos industrializados são encontrados em supermercados e estabelecimentos específicos, com a finalidade de sanitização dos alimentos, ainda assim, o uso de água sanitária como solução clorada é freqüente, tendo a diluição de 1 colher de sopa para cada litro de água, fazer a solução e deixar o alimento por um tempo de aproximadamente 15 a 20 minutos, havendo logo após um enxágüe, em água corretamente, retirando quaisquer resíduos da solução clorada no alimento.

Todas essas etapas são procedimentos que, garantem uma segurança alimentar, tendo em vista que a contaminação do alimento pode ocorrer em qualquer etapa, desde o plantio até o consumo. Faz-se necessário uma maior atenção em relação à higienização dos alimentos, lembrando que, os sanitizantes industrializados têm sua própria diluição, ou seja, seguir a recomendação do fabricante para pode atingir a eficácia do produto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário