terça-feira, 13 de dezembro de 2016

ORIENTAÇÕES DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PORTADORES DE HIV/AIDS 


O primeiro passo é se alimentar adequadamente, fazendo escolhas saudáveis e se alimentando nos horários adequados, orientações:
- Se alimentar em média de 3 em 3 horas aproximadamente, respeitando as seguintes refeições (Desjejum/colação/almoço/lanche/jantar e ceia).
- Evitar jejum prolongado, podendo levar a situações como hipoglicemia.
- Evitar o consumo excessivo de açúcares refinados, balas, chicletes, refrigerantes, salgadinhos.
- Evitar o consumo excessivo de sal, principalmente nas saladas, optando por temperos naturais como limão e azeite.
- Fazer as refeições em locais tranquilos, de preferencia sentando à mesa, tornando assim, o hábito de se alimentar mais prazeroso.
- Tentar seguir rigorosamente os horários das refeições, evitando pular alguma, devido o tratamento que requer aporte nutricional para maior eficácia.
- Evitar alimentos industrializados, ricos em conservantes e corantes, optando sempre por alimentos mais naturais possíveis.
- Evitar preparações fritas ou com excesso de óleo, optando por alimentos assados, grelhados e ensopados.
- Aderir à prática de atividade física (de acordo com orientação médica), pois ajuda no tratamento, melhorando o quadro de ansiedade, no metabolismo e redução do colesterol e triglicerídeos, sendo também importante na socialização.
- Dormir em média de 6 a 8 horas por noite.
- Evitar bebidas alcoólicas e fumo.
O segundo passo é saber quais nutrientes  favorecem a recuperação e/ou manutenção do sistema imunológico, controle do quadro de (Hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia, dislipidemia e glicemia alta), ou seja, triglicerídeo, colesterol e glicose altos no sangue, recorrente, em alguns casos, do tratamento com os Antirretrovirais e/ou hábitos alimentares inadequados:
- Proteínas: Favorecem ao organismo fonte adequada de energia, manutenção do tecido muscular e controle de infecções, optando sempre por proteínas de alto valor biológico, peixes, aves, carnes bovinas magras, evitando preparações com muitos condimentos industrializados (temperos industrializados prontos), frituras, aderir ao grelhado, assado e ensopado. Consumo adequado, evitando excessos ou falta. Obs: Em casos de hepatite associada e doença renal crônica o consumo deve ser reduzido e acompanhado de nutricionista e/ou médico.
- Gorduras: Importante fonte de energia, devido à demanda calórica causada pela doença é extremamente importante o uso adequado. Devendo ser diminuída seu consumo em casos de diarreia, quadro observado em portadores do vírus. Optar por óleos vegetais nas preparações da comida como: azeite extra virgem, óleo de linhaça, óleo de canola e girassol, evitando seu aquecimento, ou seja, saturação (aquecer o óleo em temperaturas elevadas, como por exemplo, aquecer o óleo para refogar o alimento). Esses óleos possuem em sua composição ômega 3, importante ácido graxo que reduz níveis elevados de triglicerídeos e colesterol no sangue.
- Carboidratos: Importante fonte de energia e indispensável à manutenção da vida, porém, seu consumo em excesso e, de carboidratos não tão bons, como os refinados, podem levar a quadro de glicemia elevada no sangue, podendo até levar à diabetes e suas complicações. A melhor maneira de controlar é se alimentar adequadamente, evitando excessos ou falta, evitar carboidratos simples, refinados, optando por carboidratos mais complexos e integrais que garantam um aporte de energia esperado e controle na taxa glicêmica.
- Líquido: Extremamente importante para hidratação e reações bioquímicas que ocorrem no organismo humano, atentar para suporte hídrico adequado, principalmente devido quadros de diarreia, vômito e suor excessivo à noite (sudorese), lembrando que para a diarreia e vômito é necessária reposição eletrolítica, podendo ser obtida através da ingestão do soro caseiro Ex: para cada 1litro de água fervida e fria, 8 colheres de chá de açúcar e ½ colher de chá de sal.  
- Vitaminas: As vitaminas A, C, E, B6, B9 e B12. Desempenham diversas funções importantes para organismo humano e principalmente na recuperação e/ou manutenção do sistema imunológico, tendo algumas importantes funções na manutenção celular, sanguínea, metabólica e antioxidante, promovendo funcionamento adequado e promoção da saúde. Lembrando que todas as vitaminas são importantes, e para manter aporte nutricional adequado seguir uma alimentação rica em frutas, vegetais e cereais.
- Minerais: Cobre, zinco, selênio e ferro. Pois é observado deficiência dos mesmos em portadores do vírus, devendo ter aporte nutricional adequado, evitando complicações diretas ao sistema imunológico, garantindo assim, suporte adequado a sua recuperação e manutenção. Optar por alimentação saudável é a melhor maneira de garantir ingestão constante desses nutrientes.
- Fibras: Importante para controle da glicemia, triglicerídeo, colesterol e funcionamento intestinal, auxiliando também a flora intestinal, extremamente importante para pacientes portadores do vírus HIV, devido à suscetibilidade a infecções intestinais.
- Alimentos funcionais: São extremamente importantes para manutenção da saúde em vários aspectos clínicos. Aderir à alimentação através de mistura em preparações torna seu hábito e paladar mais acessível. São eles: Aveia, chia, kinua, linhaça, germém de trigo, cogumelos shitake.

O terceiro passo é fazer escolhas saudáveis:
- Fonte de vitamina A: Leite, fígado, folhoso verde escuro, manga, cenoura e mamão.
- Fonte de vitamina C: Acerola, limão, laranja, morango, melão, couve-flor e brócolis.
- Fonte de vitamina E: Aspargo, espinafre, amêndoas, abacate, salmão e sardinha.
- Fonte de vitamina B6: Castanhas, carnes, vegetais, banana, nozes e produtos integrais.
- Fonte de vitamina B9: Peixes, ervilha, gema de ovo, lentilha, ervilha e feijão.
- Fonte de vitamina B12: Carnes, vísceras, fígado, leite e peixes.
- Fonte de cobre: Aveia, avelãs, fígado, ovo e brócolis.
- Fonte de zinco: Castanhas, nozes, cereais e carnes vermelhas.
- Fonte de selênio: Frango, farinha de trigo, ovo e castanha-do-pará,
- Fonte de ferro: Fígado, feijão, ovo, ervilha, carnes vermelhas e salsa.
- Fonte de fibras: Feijão, lentilha, grão de bico, legumes, verduras e cereais integrais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário