domingo, 19 de março de 2017

A onda das “Dietas Milagrosas” e a desvalorização do Nutricionista

        

         A busca pelo corpo perfeito tem se tornado cada vez mais objetivo de conquista de muitas pessoas. Para isso, abrem mão de várias coisas para conseguirem o que querem, sacrificam suas vontades e, alguns casos, até a própria saúde. Outros investem tempo e dinheiro, tudo pela busca do corpo ideal, que nem sempre é sinônimo de saúde.
            Diante de tal situação e demanda por soluções mais rápidas, vem surgindo às famosas “dietas milagrosas”, que garantem perda de peso em pouco tempo, sem se preocuparem em fornecer ao organismo o que ele precisa para sua manutenção e bom funcionamento, algumas chegam até serem restritivas ao extremo, apenas consumo de tal nutriente a determinada consistência, até ficarem horas sem se alimentar, de médio prazo o resultado é visível, mais em longo prazo às conseqüências serão inevitáveis à saúde.
            Nosso organismo é um conjunto de ações e reações químicas, biológicas e metabólicas, necessitando de um aporte nutricional adequado, podendo também, como qualquer outro ser vivo, se adaptar, ou melhor, funcionar com apenas o que lhe for ofertado, fazendo com que seu organismo trabalhe com que tem, alterando e adaptando alguns mecanismos e suprimindo outros, proporcionando uma situação de déficit ao organismo, e em alguns casos danos irreversível.
            Com essas propagandas, dietas da moda e dos famosos vêm tirando o espaço e credibilidade do nutricionista, profissional que é capacitado para através da alimentação promover uma qualidade de vida, e determinados casos favorecer uma redução do peso corporal com saúde. Hoje o nutricionista é a televisão e internet que relatam as experiências dos famosos com dietas mirabolantes, ditando o que deve ser seguido como melhor escolha a ser feita, e não o profissional nutricionista que estudou e se capacita constantemente para melhor orientar aos pacientes e/ou clientes.

            Como nutricionista, acredito que o maior vilão ao nosso serviço tem sido a divulgação errônea das dietas milagrosas, e a forma como elas manipulam as pessoas e disseminam informações incorretas em uma velocidade estarrecedora, hoje em dia todo mundo é um pouco de nutricionista, todos querem e pensa saber como orientar em qualquer situação fisiológica e/ou patológica, tudo isso esta repercutindo na procura pelos profissionais nutricionistas e até mesmo na credibilidade das informações dadas pelos mesmos, quando comparadas pelos relatos absurdos de mudanças drásticas na maneira de se alimentar que proporcionou uma redução rápida do peso corporal. Filtrar às informações obtidas é necessário e a busca por esclarecimentos por profissionais gabaritados é indispensável para uma promoção da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário